DUARTE

25 › 23:00

JARDIM MUNICIPAL MAJOR ROSA BASTOS

Duarte nasceu em Évora a 20 de Novembro de 1980 e viveu a sua infância e adolescência na Vila de Arraiolos. Com apenas sete anos, iniciou a sua aprendizagem musical e começou a cantar fado, mas durante a adolescência optou por explorar outros estilos musicais, passando por vários projetos musicais da linha pop/rock.

Em 1997, Duarte volta a descobrir o fado, empenhando-se na pesquisa de letras e músicas do fado tradicional e iniciando a escrita e composição de alguns temas que hoje integram o seu repertório.

O seu primeiro trabalho discográfico, de título “Fados Meus”, foi apresentado em Julho de 2004. Neste disco Duarte optou por aliar às músicas dos fados tradicionais, poemas de Fernando Pessoa, Aldina Duarte ou Maria Teresa Grave, mas também três temas com poemas de sua autoria.

Um empenho e uma entrega que levaram ao seu reconhecimento enquanto fadista, poeta, compositor, “cantautor” – através do prémio de Fadista Revelação; do convite de Maria da Fé para ser residente na mítica casa de fados “Senhor Vinho”; das solicitações frequentes para concertos, programas de televisão e rádio; do lançamento do segundo disco de originais – “Aquelas Coisas da Gente”  –  ou ainda dos convites internacionais que já levaram as suas histórias a Espanha, Grécia, Suíça, Holanda, Finlândia, Macau, Itália, Rússia ou Guiné-Bissau.