ASSINE

PARTICIPE

Assinar

Recentemente, o Governo e a administração do Metropolitano de Lisboa anunciaram os planos de extensão para os próximos anos da rede do metro. Mais uma vez, não foi incluída a extensão do Metropolitano ao concelho de Loures, para além da já existente estação de Moscavide.

 

Há muitos anos que a população do concelho de Loures anseia por ter acesso a este meio de transporte, tendo havido no passado compromissos da administração central neste sentido.

 

Loures é dos concelhos limítrofes de Lisboa, aquele que não tem nenhuma alternativa eficiente e acessível de transporte em carril, obrigando dezenas de milhares de pessoas por dia a utilizar o transporte rodoviário, em particular a viatura própria. Acrescem ainda todos os que, quer da região oeste, quer de Vila Franca de Xira, atravessam o concelho de Loures em direção a Lisboa e que potencialmente poderiam ser utilizadores do metro.

 

Esta situação tem elevados custos económicos e ambientais, degrada a qualidade de vida da população afetada e constitui um entrave ao desenvolvimento do concelho. As deslocações são mais demoradas, mais caras e menos confortáveis, sendo que o elevado fluxo de viaturas privadas agrava também as dificuldades de trânsito e estacionamento da cidade de Lisboa.

 

Neste sentido, a Câmara Municipal e a população do concelho de Loures exigem o desenvolvimento e concretização da extensão do Metropolitano ao concelho de Loures, por um lado, a Santo António dos Cavaleiros, Loures e Infantado, por outro, à Portela e a Sacavém, sem prejuízo das melhorias necessárias em outros meios de transportes que operam no concelho.