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Edifícios

 

Requalificação Urbana | REVITALIZAÇÃO DOS CENTROS URBANOS

A revitalização dos centros urbanos das cidades de Loures e das vilas de Camarate e Moscavide é a vertente mais visível desta estratégia de requalificação urbana.

Loures

A revitalização de Loures iniciou-se numa primeira fase, n a Rua da República, na Avenida Major Rosa Bastos, Rua Barbosa de Resende, Avenida Dr. António Carvalho de Figueiredo, Rua Frederico Tarré, Rua Antero de Quental e Rua de Olivença.

Os principais objetivos desta intervenção foram:

Conferir à Rua da República um caráter de eixo principal da cidade, tornando-a numa via de sentido único, alargando as áreas pedonais, criando zonas de estadia, e ainda regrando o estacionamento automóvel e a publicidade;

- Adaptar o eixo que engloba a Avenida Major Rosa Bastos, Rua Barbosa de Resende, Avenida Dr. António Carvalho de Figueiredo, Rua Frederico Tarré, Rua Antero de Quental e Rua de Olivença a via de sentido único, desenhando uma nova faixa de sinalética viária no pavimento;

- Criar uma via alargada, de modo a permitir a passagem de veículos em marcha de emergência;

- Favorecer a circulação pedonal e criar espaços para o surgimento de esplanadas e passeios mais largos, permitindo aumentar o potencial comercial das lojas;

- Criar uma faixa de pavimento mais confortável, promovendo a acessibilidade nas zonas de maior circulação pedonal;

- Incentivar e facilitar a reabilitação de edifícios devolutos ou desocupados;

- Potenciar e qualificar o comércio local;

- Substituir os contentores existentes na Rua da República, por um sistema subterrâneo.

Camarate

Na vila de Camarate foram objeto de revitalização a Rua Avelino Salgado de Oliveira, Rua Guilherme Gomes Fernandes e Praça 1.º de Maio.

Com esta intervenção, pretendeu-se:

- Definir uma centralidade em Camarate a partir do seu eixo principal de comércio – a Rua Avelino Salgado de Oliveira e a Rua Guilherme Gomes Fernandes – alargando as áreas de circulação pedonal, nomeadamente no passeio junto à galeria comercial, de modo a aumentar o potencial das lojas;

- Reduzir a largura dos eixos viários, de modo a promover o abrandamento do trânsito;

- Permitir uma melhor acessibilidade nas zonas de maior circulação pedonal, através da criação de uma faixa de pavimento mais confortável;

- Incentivar e facilitar a reabilitação de edifícios devolutos ou desocupados;

- Potenciar e qualificar o comércio local;

- Substituir os contentores existentes, por contentores subterrâneos.

Moscavide

Para a requalificação da vila, foi dada prioridade à Avenida de Moscavide, procurando-se como resultado final:

- Diminuir a velocidade do trânsito automóvel, através da redefinição do perfil de rua;

- Promover a circulação do peão e dos transportes públicos no centro da vila;

- Favorecer a circulação pedonal e criar espaços para o surgimento de esplanadas e passeios mais largos, permitindo aumentar o potencial comercial das lojas;

- Promover uma circulação automóvel mais lenta, nas zonas com maior permanência e atravessamento de peões, nomeadamente na entrada da Avenida e junto à paragem de autocarros;

- Permitir melhor acessibilidade, através da criação de uma faixa de pavimento mais confortável;

- Potenciar o uso da bicicleta, criando marcações na via, para alertar os automobilistas da via partilhada;

- Criar locais de permanência ao longo da Avenida, através da colocação de floreiras que servirão como bancos;

- Remover o posto de transformação existente, de forma a criar um espaço de permanência e estadia para a população;

- Incentivar e facilitar a reabilitação de edifícios devolutos ou desocupados.



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