Mobilidade urbana sustentável

 

No âmbito da mobilidade sustentável, foi aprovada recentemente a segunda fase do projeto Loures Acessível – que prevê a reformulação e adaptação da Rua da República, em Loures, à circulação de pessoas com mobilidade condicionada.


Nesta fase será implementada a alteração e melhoria dos pavimentos da Rua da República, dando continuidade ao percurso já existente e que, desta forma, ligará o Jardim Municipal Major Rosa Bastos ao Parque Adão Barata, bem como a beneficiação de infraestruturas enterradas, da responsabilidade do Município de Loures e dos SIMAR – Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas.


O
Loures Acessível pretende eliminar, de forma organizada e hierarquizada, as barreiras atualmente existentes no território a nível da via pública, dos edifícios municipais, transportes públicos e da comunicação.

Rede ciclável do concelho

A bicicleta tem vindo a conquistar o seu espaço como alternativa ao transporte particular e em complemento ao transporte público, sendo vista, atualmente, não apenas como um meio de utilização lúdica, mas também como transporte alternativo não poluente e sustentável.

 

Em Loures, estão pensados diversos percursos que pretendem articular vários núcleos urbanos. A ligação Loures/Infantado já está a ser estudada, assim como Bobadela/Santa Iria de Azóia e ainda Loures/Sacavém, através da várzea. Este troço, mais voltado para o lazer, e que coincide com o Caminho de Fátima, pretende aproveitar as riquezas naturais e paisagísticas desta área.

 

O Município pretende assegurar o incremento de modos suaves de deslocação, através de uma rede estruturante de ciclovias que sirva o sistema urbano mais denso e contínuo que caracteriza, nomeadamente, o sul do concelho de Loures, polarizado nas cidades de Loures e Sacavém, estando em fase de projeto o percurso Sacavém-Portela-Moscavide.

 

A ideia é rentabilizar os 900 metros de ciclovia existentes na Avenida Estado da Índia, em Sacavém e, numa primeira fase, prolongar a via até ao metro de Moscavide, passando pela Portela. Numa segunda fase, o objetivo é expandir a ciclovia até à estação de comboios de Sacavém. No final, estarão construídos cerca de quatro quilómetros de ciclovias.

Loures

Um concelho para o nosso tempo